OpenBIM

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

INprediais demonstra o valor que o BIM agrega no Brasil



 






A INprediais é usuária do DDS-CAD desde que a DDS iniciou suas atividades no Brasil, e tem demonstrado quanto o BIM tem agregado valor na indústria de construção brasileira. A empresa esteve envolvida em um projeto que tinha como foco principal auxiliar a organização e planejamento dos sistemas de instalações prediais na expansão de um hospital que cobre mais de 5.000 m² em São Paulo, Brasil. " O desafio era melhorar a produtividade e prevenir o máximo possível o atraso na obra, através da compatibilização dos sistemas de ar condicionado e ventilação, gases, água quente, água fria, elétrica e telecomunicações", disse Humberto Farina, diretor da INprediais.

 

A INprediais iniciou esse projeto analisando o tradicional projeto em 2D que foi produzido por engenheiros de outros escritórios e converteu toda a documentação para BIM utilizando DDS-CAD e colocou todos os sistemas em um único modelo. Nos primeiros estágios, ficou visível a dificuldade de se compatibilizar os sistemas devido ao limitado espaço disponível. Como resultado, o contratante decidiu ajustar a altura do teto em 0,30 m o que forçou todo o time de projetistas a revisar seus antigos projetos.

Atualmente a INprediais está auxiliando seu cliente para assegurá-lo que ele receba a qualidade esperada. Além disso, a intenção é que a INprediais treine seus funcionários no canteiro de obras, fazendo-os utilizar o modelo para tomar decisões com antecedência.

Durante todo o projeto, a INprediais utilizou o IFC para a troca de modelos entre as disciplinas de arquitetura e estrutura. Isso resultou na completa coordenação dos modelos com projeto otimizado e um número mínimo de erros.

Clique para ver matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário